sexta-feira, 24 de abril de 2015

O NOSSO 25 DE ABRIL – ONTEM…

O nosso 25 de Abril de 1974, aquele que sempre nos tocará no coração e na mente, foi sobretudo:
-a ocupação das empresas pelos trabalhadores ameaçados pelo patronato de fuga de capitais e equipamento;
-a ocupação das casas e bairros vazios pelos moradores de barracas e casebres em  ruínas;
-a ocupação das grandes propriedades rurais pelos trabalhadores sem-terra;
-a união e apoio prático do MFA - de alguns regimentos pelo menos - às lutas operárias e populares;
-o encontro e discussão livre entre todos, nas ruas e praças;
-a mobilização e a organização popular, em assembleias e comissões de trabalhadores e assembleias e comissões de moradores - e nas barricadas contra as duas intentonas de regresso do fascismo (28  de Set. e 11 de Março de 75) ;
-a luta pelo fim das guerras coloniais e pelo regresso dos soldados – e organização dos próprios soldados contra o autoritarismo e regulamentos abusivos nos quartéis;
-a luta pelo desmantelamento da PIDE e da Legião e a caça aos seus esbirros
… e tantas outras iniciativas que durante o chamado PREC (Processo Revolucionário em Curso), tão denegrido hoje pelos actuais herdeiros do  antigamente, marcaram ainda os vários anos que se seguiram.

Esta autêntica festa da LIBERDADE popular, tentada enterrar em nome  da “democracia” (do “representativismo”) após o golpe “normalizador” do 25 de Novembro de 1975, foi aquilo que se aproximou mais do que poderia ter sido uma autêntica REVOLUÇÃO SOCIAL libertadora, por uma sociedade autogestionada, contra o Estado e o Capital.

Em todo este processo, também o que restava dos libertários e anarco-sindicalistas, duramente reprimidos, assassinados, presos, deportados, pela ditadura, sobretudo depois da resistência dos anos 30, participou, nomeadamente no movimento de moradores e cooperativo, conseguindo também, durante vários anos manter vários jornais e publicações (“Batalha”, “Voz Anarquista”, “Acção Directa” – entre outras).

…E HOJE
Hoje, mais de 40 anos passados, temos:
-os salários mais baixos da Europa – mantidos pelos governantes como forma de atrair investimentos estrangeiros…
-a pior “segurança social” na Europa – com a constante redução de medidas de apoio social, de serviços e de pessoal;
-a corrupção dos políticos, governantes e grandes gestores e empresários , só comparável  à da máfia italiana;
-“austeridade” e“cortes” nos direitos sociais e laborais – pelas dívidas contraídas em nosso nome pelo governantes – reservando para a maioria da população os tais “cortes” e “austeridades” mas mantendo os privilégios e luxos para governantes, patronato e gestores;
-educação e ensino em situação de caos, nomeadamente pela barafunda que o governo tem originado com os cortes nos direitos laborais e nos efectivos dos  professores;
-o aumento da pobreza e da miséria, em consequência do desemprego alargado e da precariedade laboral;
…Em suma : o AUMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS – inclusivamente entre REPRESENTANTES e REPRESENTADOS.

Tal cenário não oferece grandes esperanças de que a chamada “democracia representativa” e de que QUALQUER GOVERNO de QUALQUER PARTIDO possa ser  senão mais do mesmo, com algumas pequenas diferenças.

Daí que, à escala da pequena organização que ainda somos, acreditemos e insistamos na cada vez mais necessária AUTO-ORGANIZAÇÃO laboral e popular , na criação de INICIATIVAS DE BASE  (laborais, sociais, de bairro) que possam constituir autênticos CONTRA-PODERES contra os constantes abusos do Estado e a exploração patronal, INDEPENDENTES DE QUALQUER PARTIDO ou GRUPO DE PODER. Para isto ESTAMOS AO DISPÔR!

Ou isso ou continuaremos a padecer de todas as misérias que governantes, patrões e gestores descarregam para as nossas costas!

Por isso sim… “25 DE ABRIL SEMPRE – FASCISMO NUNCA MAIS!”...  CAPITALISMO TAMBÉM NÃO! UNIDOS E AUTO-ORGANIZADOS NÓS DAMOS-LHE$ A “CRISE”!
                                    
PROGRAMA PARA O 25 DE ABRIL

MESA INFORMATIVA ANARCO-SINDICALISTA E LIBERTÁRIA
-   Avenida dos Aliados, zona central ou lateral, junto entrada da R.Ceuta

-24 de ABRIL, sexta-feira, 21:30 h.



-25 de ABRIL, sábado, 15:00 h.
18:00 h. QUEIMA DO FACHO . c/ leitura e distribuição de
“discurso fúnebre”…


Sem comentários:

Enviar um comentário