terça-feira, 6 de janeiro de 2015

                NÃO À DESTRUIÇÃO / PRIVATIZAÇÃO  DA SEGURANÇA SOCIAL!
    NÃO AO DESPEDIMENTO DOS SEUS TRABALHADORES!
 Com a intenção de destruir a Segurança Social, entregando-a a privados ávidos de lucros, os governos atual e anterior fecharam serviços de atendimento em zonas importantes (por. ex., no Porto o da Rua das Doze Casas - que tinha sempre bastantes utentes mas de onde o Estado ia retirando cada vez mais funcionários).

Agora estão a tentar despedir nos serviços da Segurança Social em todo o país, para  já 700 trabalhadores, preparando-se para despedir mais 1200! Ultimamente o clima diário nos serviços da Segurança Social (ISS) tem sido de tensão e medo, com os trabalhadores a terem de entregar “curriculum” atualizado e serem chamados às chefias para realização de entrevista com a finalidade de “racionalizar os efetivos”…

Efetivos esses que, no caso dos assistentes operacionais, a grande maioria desempenham funções administrativas, pelo que a reclassificação já deveria ter sido feita como assistentes técnicos.

Se fosse necessária essa “racionalização de trabalhadores”, então... porquê o recurso constante a centenas de CEIs (contratos emprego-inserção), de Estagiários, ou de trabalhadores das empresas de “outsorcing” para desempenhar funções no ISS,IP com carácter permanente, como se estivessem a ocupar postos de trabalho, para manter o cabal funcionamento dos Serviços?

Pela parte dos Sindicatos dos trabalhadores em  Funções Públicas e Sociais,  além de alguns protestos na rua, uma greve nacional de 24 horas (4 Dez.), uma intimação judicial contra o presidente do conselho administrativo do ISS e uma petição de solidariedade, pouco tem sido feito para JUNTAR os UTENTES – que são quem com os seus descontos e utilização de serviços justificam a Segurança Social - à luta dos trabalhadores ameaçados de despedimentos.

E isto aparece agora como uma NECESSIDADE URGENTE tanto para UTENTES dos Serviços Públicos Sociais (reformados, desempregados, beneficiários do RSI, etc.) como para os TRABALHADORES da Segurança Social.

Num passado recente, alguns serviços da Segurança Social tem sido de Insegurança, dores de cabeça, burocratismo, não atendimento devido -ou mesmo mau atendimento- para quem necessita dos seus serviços…
MAS…COM A PRETENDIDA,  pelo actual governo, PRIVATIZAÇÃO desses serviços pelas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) – que são a “Misericórdia” (a tal das lotarias, totoloto e…da especulação imobiliária), a Cruz Vermelha, as “Ordens” disto e daquilo, entre outras - a situação da SEGURANÇA SOCIAL para quem dela necessita  SERÁ MUITO PIOR  (que o digam a maioria dos trabalhadores dessas instituições, com salários e condições de trabalho miseráveis…)   Porque,  com o apoio dos seus amigos do Estado e dos governos, embora se digam “sociais” as direcções  dessas IPSS tudo fazem para arrecadar lucros chorudos para os seus gestores,  funcionando muitas vezes como vulgares empresas capitalistas – repartindo-os depois com os seus padrinhos políticos no Estado…

O nosso SINDICATO DE OFÍCIOS VÁRIOS (SOV) do Porto da AIT-SP (Associação Internacional dos Trabalhadores – Secção Portuguesa) autónomo a qualquer das centrais sindicais existentes (CGTP e UGT), bem como a quaisquer partidos ou ao Estado, pretende justamente CONTRIBUIR PARA QUE ESSA UNIÃO ENTRE TRABALHADORES, activos ou desempregados, com os UTENTES dos serviços públicos e sociais se faça, de forma a que as lutas contra o actual sistema de miséria, exploração e gatunagem política RESULTEM.

Daí sermos adeptos da ACÇÃO DIRETA LABORAL e POPULAR e não das “concertações sociais” ou dos arranjinhos políticos parlamentares, onde quem ganha sempre é quem (se) governa (ou quem quer vir a governar).

Para divulgar melhor esta ideia, convidamos todxs quantos estejam preocupados com estas questões a comparecerem próximo SÁBADO, dia 10 DE JANEIRO, pelas 16 horas, na REUNIÃO ALARGADA DE INFORMAÇÃO na TERRA VIVA!AES – Rua dos Caldeireiros, 213 – Porto (à Cordoaria).

  S.O.V.-Sindicato de Ofícios Vários- PORTO  da  
 AIT-SP -Associa­ção Internacional dxs Trabalhadores/as – Secção Portuguesa
                                   (ORGANIZAÇÃO ANARCO-SINDICALISTA PORTUGUESA)    

 mail:  < sovaitporto@gmail.com >                                             Telef. (PF) 223324001                                    

1 comentário:

  1. estes cães sabem que estão a prazo no poder.antes de sair querem chegar fogo ao pais.sabem que serão convocados no rescaldo!

    ResponderEliminar